Acaba de ser lançado um relatório feito pela Oxfam Brasil - organização que tem como principal objetivo estudar a desigualdade social -onde os números não deixam dúvidas. Com dados do Censo Agropecuário de 2006, já que não existem registros mais novos, o estudo mostra o desequilíbrio da sociedade brasileira também no meio rural.Grandes propriedades somam apenas 0,91% do total dos estabelecimentos rurais brasileiros, mas concentram 45% de toda a área rural do país. Por outro lado, os estabelecimentos com área inferior a dez hectares representam mais de 47% do total de estabelecimentos do país, mas ocupam menos de 2,3% da área total.
Há uma desproporção gigantesca também quando se analisa a questão de gênero no setor rural.São os homens que controlam a maior parte dos estabelecimentos rurais e estão à frente dos imóveis com maior área: eles possuem 87,32% de todos os estabelecimentos, que representam 94,5% de todas as áreas rurais brasileiras. No outro extremo, as mulheres representam quase o dobro do número de produtores rurais sem posse da terra em comparação aos homens – 8,1% frente a 4,5%, respectivamente.
Se o cenário já está parecendo bastante complexo, mais está por vir. Pois o estudo da Oxfam foi feito na América Latina, e o Brasil fica apenas em quinto lugar, nessa região, na questão da desigualdade do uso da terra. Em primeiro lugar vem o Paraguai, seguido do Chile, Venezuela e Colômbia.
A fonte anterior se refere a uma "desproporção gigantesca" a respeito de uma realidade social do Brasil. DESCREVA essa desproporção.
QUESTÃO 02
PESQUISE: "Morte e Vida Severina" é baseado em qual obra? De qual autor? Em que ano a obra original foi publicada?
QUESTÃO 03
EXPLIQUE de que maneira a animação "Morte e Vida Severina" se relaciona com o texto da questão 01.
QUESTÃO 04
Segundo o vídeo anterior, "Os coronéis atuavam através de atos reais."
EXPLIQUE o sentido político da frase.
QUESTÃO 05
Segundo o vídeo anterior,o que determinou a formação de uma relação de dependência entre senhores e seus agregados? EXPLIQUE.
QUESTÃO 06
A partir do vídeo anterior, DESCREVA como funcionava o processo eleitoral durante a Primeira República (República Velha).
QUESTÃO 07
A partir do vídeo anterior, EXPLIQUE por que a população do RJ se revoltou em 1904.
QUESTÃO 08
A partir do vídeo anterior, CITE duas determinações da lei de Vacinação de 1904 (pare o vídeo no tempo 36 seg para ler o SLIDE.). Foram as determinações dessa lei que, de fato, causaram a Revolta da Vacina? EXPLIQUE.
QUESTÃO 09
A partir do diálogo que se dá no quadrinho, EXPLIQUE o que levou as autoridades a atuarem contra Canudos em 1897.
QUESTÃO 10
EXPLIQUE, a partir de elementos da imagem, o que levou os marinheiros do Encouraçado Minas Gerais a se rebelarem em 1910.
01. (Pucsp 2016) “Em termos constitucionais mais convencionais, [na Atenas antiga] o povo não só era elegível para cargos públicos e possuía o direito de eleger administradores, mas também era seu o direito de decidir quanto a todos os assuntos políticos e o direito de julgar, constituindo-se como tribunal, todos os casos importantes civis e criminais, públicos e privados. A concentração da autoridade na Assembleia, a fragmentação e o rodízio dos cargos administrativos, a escolha por sorteio, a ausência de uma burocracia remunerada, as cortes com júri popular, tudo isso servia para evitar a criação da máquina partidária e, portanto, de uma elite política institucionalizada.” M. I. Finley. Democracia antiga e moderna . Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 37. A partir do texto, pode-se afirmar que a democracia, na Atenas antiga, a) limitava a atuação do conjunto da sociedade nas decisões e nos assuntos políticos, que ficavam restritos à elite i...
Comentários
Postar um comentário