Acaba de ser lançado um relatório feito pela Oxfam Brasil - organização que tem como principal objetivo estudar a desigualdade social -onde os números não deixam dúvidas. Com dados do Censo Agropecuário de 2006, já que não existem registros mais novos, o estudo mostra o desequilíbrio da sociedade brasileira também no meio rural.Grandes propriedades somam apenas 0,91% do total dos estabelecimentos rurais brasileiros, mas concentram 45% de toda a área rural do país. Por outro lado, os estabelecimentos com área inferior a dez hectares representam mais de 47% do total de estabelecimentos do país, mas ocupam menos de 2,3% da área total.
Há uma desproporção gigantesca também quando se analisa a questão de gênero no setor rural.São os homens que controlam a maior parte dos estabelecimentos rurais e estão à frente dos imóveis com maior área: eles possuem 87,32% de todos os estabelecimentos, que representam 94,5% de todas as áreas rurais brasileiras. No outro extremo, as mulheres representam quase o dobro do número de produtores rurais sem posse da terra em comparação aos homens – 8,1% frente a 4,5%, respectivamente.
Se o cenário já está parecendo bastante complexo, mais está por vir. Pois o estudo da Oxfam foi feito na América Latina, e o Brasil fica apenas em quinto lugar, nessa região, na questão da desigualdade do uso da terra. Em primeiro lugar vem o Paraguai, seguido do Chile, Venezuela e Colômbia.
A fonte anterior se refere a uma "desproporção gigantesca" a respeito de uma realidade social do Brasil. DESCREVA essa desproporção.
QUESTÃO 02
PESQUISE: "Morte e Vida Severina" é baseado em qual obra? De qual autor? Em que ano a obra original foi publicada?
QUESTÃO 03
EXPLIQUE de que maneira a animação "Morte e Vida Severina" se relaciona com o texto da questão 01.
QUESTÃO 04
Segundo o vídeo anterior, "Os coronéis atuavam através de atos reais."
EXPLIQUE o sentido político da frase.
QUESTÃO 05
Segundo o vídeo anterior,o que determinou a formação de uma relação de dependência entre senhores e seus agregados? EXPLIQUE.
QUESTÃO 06
A partir do vídeo anterior, DESCREVA como funcionava o processo eleitoral durante a Primeira República (República Velha).
QUESTÃO 07
A partir do vídeo anterior, EXPLIQUE por que a população do RJ se revoltou em 1904.
QUESTÃO 08
A partir do vídeo anterior, CITE duas determinações da lei de Vacinação de 1904 (pare o vídeo no tempo 36 seg para ler o SLIDE.). Foram as determinações dessa lei que, de fato, causaram a Revolta da Vacina? EXPLIQUE.
QUESTÃO 09
A partir do diálogo que se dá no quadrinho, EXPLIQUE o que levou as autoridades a atuarem contra Canudos em 1897.
QUESTÃO 10
EXPLIQUE, a partir de elementos da imagem, o que levou os marinheiros do Encouraçado Minas Gerais a se rebelarem em 1910.
DEMOCRACIA E POLÍTICA EM ATENAS QUESTÃO 01 - ENEM CULTURA POP/2018 “Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis , que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembleias públicas; porque estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembleias, separação entre autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade político-militar e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a ideia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades”. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia . São Paulo: Ática, 2002. p. 28. EXPLIQUE por que a filósofa Marilena Chauí confere grande valor à política praticada pelos gregos. QUESTÃO 02 - (UFRN/2013) A palavra “democrac...
01) (FUVEST) Canção 1: Suba ao trono o jovem Pedro Exulte toda a Nação; Os heróis, os pais da Pátria Aprovaram com união. Canção 2: Por subir Pedrinho ao trono, Não fique o povo contente; Não pode ser coisa boa Servindo com a mesma gente. Quadrinhas populares cantadas nas ruas do Rio de Janeiro em 1840. Compare as quadrinhas populares e responda: a) Explique os motivos que levaram D. Pedro II a tornar-se imperador, antes dos dezoito anos, como previa a Constituição. (08 linhas) b) Apresente, interpretando, as diferentes posições políticas expressas nas duas canções populares. (07 linhas) 02) (UERJ) O Poder Moderador pode chamar a quem quiser para organizar ministérios; esta pessoa faz a eleição, porque há de fazê-la; esta eleição faz a maioria. Eis aí o sistema representativo do nosso país! (Adaptado de NABUCO, Joaquim. Um estadista do Império. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.) A caricatura de um jornal de época e o trecho do disc...
01. (IFCE 2016) “Consideremos o significado da palavra república. Ela vem do latim res publica , que quer dizer ‘coisa de todos’. Denomina, portanto, uma forma de governo em que o Estado e o poder pertencem ao povo. No entanto, o que se observou na fase inicial da república romana foi a instalação de uma organização política dominada apenas pelos patrícios. Não houve a distribuição do poder entre todos, pois a maioria da população, os plebeus, não tinha, inicialmente, o direito de participar das decisões políticas. Isso gerou grandes conflitos.” (COTRIM, Gilberto. História Global : Brasil e geral. Vol.1, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 124). Por conta da situação acima mencionada, os plebeus iniciaram uma longa luta em busca dos seus direitos, sobre a qual é incorreto afirmar-se que a) a “Lei das XII Tábuas”, ainda que favorecesse os patrícios, serviu para dar clareza às normas e aos costumes. b)...
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