GRÉCIA ANTIGA - Questões Abertas (I)
DEMOCRACIA E POLÍTICA EM ATENAS
QUESTÃO 01 - ENEM CULTURA POP/2018
“Os
gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego,
significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram
práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates
públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembleias públicas; porque
estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembleias, separação entre
autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade
político-militar e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a ideia da
lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como
imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades”.
CHAUÍ,
Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002. p. 28.
EXPLIQUE por que a filósofa Marilena Chauí
confere grande valor à política praticada pelos gregos.
QUESTÃO 02 -
(UFRN/2013)
A palavra “democracia”
surgiu na Grécia Antiga, mas, em diferentes tempos, ela denominou realidades
distintas. Analisando a formação da democracia grega no século VI a.C., o
historiador Ciro F. Cardoso afirma:
Ao apoiar-se politicamente nas massas
populares, em favor das quais tomava diversas medidas, [...] a tirania promoveu
a configuração do demos como força política mais estruturada do que o
fora até então: ela significou, assim, a destruição, não dos aristocratas, mas
da sociedade e do regime aristocrático mais ou menos exclusivo.
CARDOSO,
Ciro F. A cidade antiga. São Paulo: Ática, 1993. p. 31.
a) Apresente
duas diferenças entre os modelos políticos aristocrático e o democrático na
Grécia Antiga.
b) Compare os direitos de
cidadania e o exercício do voto na democracia ateniense da Antiguidade e nas
sociedades democráticas ocidentais contemporâneas.
QUESTÃO 03 -
(UFES/2014 - Adaptado)
“Jornadas de Junho” foi
a denominação que se atribuiu ao ciclo de manifestações populares que,
recentemente, levaram milhões de pessoas às ruas pelo Brasil afora. As
manifestações também vêm ocorrendo em outros países, por diferentes motivos e
anseios. São manifestações de cidadania, legitimadas pelo princípio da
soberania popular, que é a base da democracia, desde a experiência ateniense,
na Antiguidade Clássica.
Considerando o texto
anterior, descreva as características essenciais da democracia ateniense (após os governos de Sólon e Clístenes) que se destacam na citação.
QUESTÃO 04 (UFG GO/1999)
“Os termos
‘cidadania’ e ‘cidadão’ estão tornando-se de uso freqüente nas mais variadas
formas de discurso, eruditos ou comuns, integrando-se ás práticas cotidianas da
língua.”
PINA,
A. Cidadania e educação: aspectos históricos e perspectiva.
In: Educação, tributação e cidadania. São Paulo, 1995. p.61
In: Educação, tributação e cidadania. São Paulo, 1995. p.61
A defesa da
cidadania, conforme o texto, foi incorporada nos mais variados discursos
políticos e perdeu a conotação partidária: todos são defensores do cidadão. O
que, muitas vezes, se desconsidera é que a cidadania, ao longo da História, foi
conquistada em um lento processo de lutas, que remonta ao mundo antigo.
Com base no
exposto,
a) CITE os fatores que garantiam aos atenienses a condição de cidadãos.
b) DESCREVA as condições fundamentais para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo.
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