RENASCIMENTO - QUESTÕES
QUESTÃO 01
"Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma (...) Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja os múltiplos movimentos da alma."
(ALBERTI, L.B. Della Pintura, livro II; 1453. In: TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973).
Explique de que forma a citação anterior se relaciona com a obra de Da Vínci.
QUESTÃO 02
Eu, Galilei, filho do falecido Vicenzo Galilei, Florentino,
de setenta anos de idade, intimado à presença deste
Tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e
Reverendíssimos Se-nhores Cardeais Inquisidores-Gerais
[...] tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os
Santos Evangelhos [...] considerando que após ser
intimada uma injunção [...] para que — eu deixasse a
inteiramente falsa opinião de estar o Sol no centro do
mundo e imóvel e a Terra não estar no centro do mundo
e mover-se [...], escrevi e imprimi um livro no qual
discuto a nova doutrina, já condenada [...] abjuro,
amaldiçôo e detesto os citados erros e heresias [...].
Apud PRADE, Péricles. Crônica do Julgamento de Galileu: Poder & Saber.
EXPLIQUE em que contexto histórico o depoimento acima foi proferido.
QUESTÃO 03
“Preocupados em depurar o latim das impurezas
agregadas durante a Idade Média , os humanistas
destruíram o latim medieval, estabelecendo uma nítida
divisão entre latim clássico e as línguas vulgares. A
definição das línguas nacionais foi extremamente
importante no próprio processo de definição das
fronteiras das nações e para dar personalidade às novas
monarquias nacionais. A criação da língua nacional com
base num dialeto predominante teve início no século
XVI, quando surgiram os precursores do Renascimento
no Norte da Itália: Dante Alighieri, com a Divina
Comédia...escrita em dialeto toscano; Francesco
Petrarca, criador da poesia lírica moderna, que no
mesmo dialeto escreveu o seu Cancioneiro; Giovanni
Boccaccio, cuja obra principal, Decameron, representa a
criação da narrativa em prosa de nosso tempo”.
(ARRUDA, Op. Cit p 34)
RELACIONE o sentido da citação anterior com o conceito de Renascimento.
QUESTÃO 04
“Nenhum período da História foi vítima de tantos
preconceitos como a Idade Média. A própria
denominação, empregada para identificar os dez
séculos que separam a queda do Império Romano do
Ocidente (476) da conquista de Constantinopla pelos
turcos otomanos (1453), parece atribuir a esse período
duas únicas características próprias: a mediocridade e a
mediação. Mediação, é verdade, carregada de
conotações negativas: entre o esplendor greco-romano
da Antiguidade e as fervilhantes transformações do
Renascimento, a Idade Média apresentava-se como
‘idade das trevas’, ‘a longa noite dos mil anos’ durante
os quais a civilização ocidental teria quedado
‘adormecida’, soterrada em sangue, ignorância e
fanatismo religioso”.
INÁCIO, Inês C. & LUCA, Tania Regina de. O pensamento medieval. 2ª ed. São Paulo : Ática, 1991, p. 7.
EXPLIQUE a crítica que se apresenta na fonte anterior.
QUESTÃO 05
(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...) .
(SHAKESPEARE, William. Hamlet.)
RELACIONE a fonte anterior com a escultura do Davi de Michelangelo.
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