RENASCIMENTO - QUESTÕES


QUESTÃO 01

"Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma (...) Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja os múltiplos movimentos da alma."

(ALBERTI, L.B. Della Pintura, livro II; 1453. In: TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973).

Explique de que forma a citação anterior se relaciona com a obra de Da Vínci.


QUESTÃO 02
Eu, Galilei, filho do falecido Vicenzo Galilei, Florentino, de setenta anos de idade, intimado à presença deste Tribunal e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Se-nhores Cardeais Inquisidores-Gerais [...] tendo diante dos olhos e tocando com as mãos os Santos Evangelhos [...] considerando que após ser intimada uma injunção [...] para que — eu deixasse a inteiramente falsa opinião de estar o Sol no centro do mundo e imóvel e a Terra não estar no centro do mundo e mover-se [...], escrevi e imprimi um livro no qual discuto a nova doutrina, já condenada [...] abjuro, amaldiçôo e detesto os citados erros e heresias [...].

 Apud PRADE, Péricles. Crônica do Julgamento de Galileu: Poder & Saber.

EXPLIQUE em que contexto histórico o depoimento acima foi proferido.

QUESTÃO 03

“Preocupados em depurar o latim das impurezas agregadas durante a Idade Média , os humanistas destruíram o latim medieval, estabelecendo uma nítida divisão entre latim clássico e as línguas vulgares. A definição das línguas nacionais foi extremamente importante no próprio processo de definição das fronteiras das nações e para dar personalidade às novas monarquias nacionais. A criação da língua nacional com base num dialeto predominante teve início no século XVI, quando surgiram os precursores do Renascimento no Norte da Itália: Dante Alighieri, com a Divina Comédia...escrita em dialeto toscano; Francesco Petrarca, criador da poesia lírica moderna, que no mesmo dialeto escreveu o seu Cancioneiro; Giovanni Boccaccio, cuja obra principal, Decameron, representa a criação da narrativa em prosa de nosso tempo”. 

(ARRUDA, Op. Cit p 34)

RELACIONE o sentido da citação anterior com o conceito de Renascimento.


QUESTÃO 04
“Nenhum período da História foi vítima de tantos preconceitos como a Idade Média. A própria denominação, empregada para identificar os dez séculos que separam a queda do Império Romano do Ocidente (476) da conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos (1453), parece atribuir a esse período duas únicas características próprias: a mediocridade e a mediação. Mediação, é verdade, carregada de conotações negativas: entre o esplendor greco-romano da Antiguidade e as fervilhantes transformações do Renascimento, a Idade Média apresentava-se como ‘idade das trevas’, ‘a longa noite dos mil anos’ durante os quais a civilização ocidental teria quedado ‘adormecida’, soterrada em sangue, ignorância e fanatismo religioso”. 

INÁCIO, Inês C. & LUCA, Tania Regina de. O pensamento medieval. 2ª ed. São Paulo : Ática, 1991, p. 7.

EXPLIQUE a crítica que se apresenta na fonte anterior.

QUESTÃO 05
(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um  anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...) .

(SHAKESPEARE, William. Hamlet.)

RELACIONE  a fonte anterior com a escultura do Davi de Michelangelo.

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