Revolução Russa e 1ª Guerra Mundial - REVISÃO
PRÉ REQUISITO PARA RESOLUÇÃO DAS PRÓXIMAS QUESTÕES:
ASSISTA AO VÍDEO RESUMO A RESPEITO DA REVOLUÇÃO RUSSA, CLICANDO AQUI.
REVOLUÇÃO DOS BICHOS
ASSISTA AO VÍDEO ANTERIOR E RESPONDA AS QUESTÕES 01, 02, 03, 04 A SEGUIR.
QUESTÃO 01
Explique a relação entre o desejo inicial de mudanças sociais por parte dos animais e o pensamento marxista.
QUESTÃO 02
Explique a relação entre o desejo inicial de mudanças políticas por parte dos animais e as circunstâncias históricas que antecederam a Revolução Russa em 1917.
QUESTÃO 03
Explique por que os 07 mandamentos da sociedade a ser governada pelos animais seriam uma "utopia".
QUESTÃO 04
Discursos e propagandas que enfatizam supostos "inimigos" e estimulam medos políticos na população contribuem para uma sociedade mais democrática? Justifique.
NERDOLOGIA - REVOLUÇÃO RUSSA
ASSISTA AO VÍDEO ANTERIOR E RESPONDA AS QUESTÕES 05 e 06 A SEGUIR.
QUESTÃO 05
Relacione a queda do Czar em fevereiro de 1917 com a participação da Rússia na 1ª Guerra mundial.
QUESTÃO 06
Explique:
A) a relevância dos sovietes para a revolução de outubro de 1917.
B) a relação entre os sovietes e a frase do Manifesto Comunista: "Trabalhadores do mundo, uni-vos! Não temos nada a perder!"
HISTÓRIA VERSUS LÊNIN
Descreva 03 aspectos controversos sobre a vida de Lênin destacados no vídeo anterior.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - REVISÃO
ASSISTA AO VÍDEO ANTERIOR E RESPONDA A QUESTÃO 07 A SEGUIR.
QUESTÃO 08
Relacione o posicionamento político de Georges Clemenceau com o conceito de "paz cartaginesa" alusiva à 1ª Guerra Mundial.
A MULHER E A GUERRA
"Para cada lutador, uma mulher trabalhadora. Ampare a nossa segunda linha de defesa", dizia cartaz dos EUA pedindo para que as mulheres, antes donas de casa, virassem trabalhadoras no lugar dos homens que estavam na guerra.
Inegavelmente, o pôster abaixo, da década de 40, é visto como um dos maiores símbolos do feminismo! Com o lema “We Can Do It!” (“Nós podemos fazer isso!”) estampado, ele parece querer transmitir uma mensagem bem empoderadora da força feminina. Mas você sabia que essa não era exatamente a intenção quando o cartaz foi criado?
Durante a 2ª Guerra Mundial, nos Estados Unidos, a propaganda, na verdade, pretendia recrutar trabalhadoras mulheres para ajudarem a produzir munições e suprimentos para as batalhas, protagonizadas por homens. A personagem com as mangas arregaçadas, macacão jeans e bandana vermelha de bolinhas brancas ficou conhecida como Rosie the Riveter – mas ela foi inspirada em uma mulher real chamada Naomi Parker Fraley!
Durante muitos anos, as pessoas acharam que a modelo americana Geraldine Hoff Doyle era a verdadeira inspiração por trás da ilustração, porque ela se identificou como tal e ninguém questionou. Quando Naomi descobriu que sua imagem tinha sido confundida por quase 30 anos, tentou reparar o erro mandando uma foto sua para um jornal, mas nada aconteceu. Ela admite que não queria fama nem fortuna, só que a verdade viesse à tona.
FONTE: https://capricho.abril.com.br/vida-real/a-historia-real-da-famosa-pin-up-do-cartaz-we-can-do-it/
QUESTÃO 09
Explique por que as imagens anteriores apresentaram uma inovação sobre o papel social da mulher nos contextos em que foram produzidas.
Comentários
Postar um comentário