FORMAÇÃO DA IDADE MÉDIA

ASSISTA AO VÍDEO DO NERDOLOGIA E RESPONDA AS QUESTÕES 01 A 06 


01) DESENVOLVA dois argumentos para explicar por que a expressão "invasões bárbaras" é inadequada.

02) EXPLIQUE o que significa afirmar que os godos já se apresentavam bastante romanizados em meados do século IV d.C.

03) IDENTIFIQUE o evento específico que é considerado o marco final do Império Romano do Ocidente.

04) EXPLIQUE por que o legado dos godos foi duradouro para a realidade europeia.

05) DESCREVA como a vida de Isidoro de Sevilha contribui para o entendimento do processo de cristianização da Europa Medieval.

06) EXPLIQUE em que contexto se deu a origem da expressão "arquitetura gótica".

ASSISTA AO VÍDEO DO NERDOLOGIA E RESPONDA AS QUESTÕES 07  E 08



07 - (PUCCamp SP/2010)   

 A sua ferocidade ultrapassa tudo: sulcam de profundas cicatrizes, com um ferro, as faces dos recém-nascidos para lhes destruir as raízes dos pelos; e desse modo crescem e envelhecem imberbes e sem graça, como eunucos. Têm o corpo atarracado, os membros robustos e a nuca grossa: a largura das costas fá-los assustadores . (...) Não põem pé em terra nem para comer nem para dormir e dormem deitados sobre o magro pescoço da montada, onde sonham à sua vontade. (..) Nenhum deles se for interrogado poderá dizer donde é natural, porque, concebido num lugar, nasceu já noutro ponto e foi educado mais longe.

(Descrição dos Hunos em Fernando Espinosa. Antologia de textos
históricos medievais. Lisboa: SÁ da Costa, 1972, p. 4-6)

O temor aos “povos bárbaros” no Ocidente, no final da Antiguidade, era resultante, dentre outros fatores,

a)    das invasões de diversos povos que não compartilhavam a cultura greco-romana, e favoreceram o processo de enfraquecimento e desestruturação do Império Romano do Ocidente.
b)    das guerras desencadeadas pelos povos de origem mongólica, sob o comando do imperador Átila, responsável por derrotar os povos germânicos e ocupar Constantinopla.
c)    das investidas de povos nômades e guerreiros que dizimavam as cidades ocidentais e constituíam reinos bárbaros, estruturados sobre o regime do colonato e da escravização das populações camponesas.
d)    dos violentos combates travados entre bárbaros originários da Ásia, e os povos germânicos aliados aos galo-romanos, que defendiam o poder político e a unidade do Império.

e)    dos deslocamentos e dos rastros de destruição provocados por povos incultos, por toda a Europa, que disseminaram o pânico e inauguraram a chamada Idade das Trevas.

08- (UNESP SP/2011) 
Um autor do século VI assim descreveu o rei Átila, que, comandando os hunos, chegou às portas de Roma: Homem vindo ao mundo em um entrechoque de raças, terror de todos os países, não sei como ele semeava tanto pavor, a não ser pela ligação que se fazia de sua pessoa com um sentimento de terror. Tinha um porte altivo e um olhar singularmente móvel, se bem que cada um de seus movimentos traduzisse o orgulho de seu poder. (...) sua pequena-estatura, seu peito largo, sua cabeça grande, seus olhos minúsculos, sua barba rala, sua cabeleira eriçada, seu nariz muito curto, sua tez escura, eram sinais de suas origens. 

(Jordanes. Getica XXXV (c. 551), citado por Jaime Pinsky (org.). O modo de produção feudal, 1982.) 

Ao descrever Átila, que imagem dos hunos o autor transmite? EXPLIQUE.

09 - (FUVEST SP/2011)    
Se utilizássemos, numa conversa com homens medievais, a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que isso poderia significar. Eles, como todos os homens de todos os períodos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação posterior, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI.
Hilário Franco Júnior, A Idade Média. Nascimento do Ocidente.
3ª ed. São Paulo: Brasiliense, s.d. [1986]. p.17. Adaptado.

A partir desse trecho, responda:


EXPLIQUE em que termos a expressão “Idade Média” pode carregar consigo um valor depreciativo.

10 - ENEM CULTURA POP 2019

Origens do regime feudal, diz-se. Onde buscá-las? Alguns responderam em “Roma”. Outros “na Germânia”. As razões dessas miragens são evidentes […]. Das duas partes, sobretudo, eram empregadas palavras – tais como “benefício” (beneficium) para os latinos, “feudo” para os germanos – das quais essas gerações persistiram em se servir, ainda que lhes conferindo, sem se dar conta, um conteúdo quase inteiramente novo. Pois, para o grande desespero dos historiadores, os homens não têm o hábito, a cada vez que mudam o costume, de mudar de vocabulário. 
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar. p. 58. (Adaptado). 

EXPLIQUE como o texto de Marc Bloch aborda as origens da cultura medieval.


GABARITO

01 - O termo INVASÃO não é adequado para retratar todo o período de entrada dos germânicos no Império Romano, pois houve momentos em que os germânicos foram estados aliados de Roma, ou mesmo que ocorreram migrações pacíficas. Além disso, o termo BÁRBARO merece questionamento, pois os romanos viam como "sem cultura" os povos diferentes, não apresentando um olhar respeitoso frente à alteridade.

02- Os godos já apresentavam em sua cultura e práticas uma série de características próprias dos romanos.

03 - A tomada de Roma pelo germânico Odoacro, em 476 d.C, é considerado o marco final do Império Romano do Ocidente.

04 - A cultura, as práticas, a arquitetura e lendas dos diversos povos góticos marcaram a formação da Idade Média. A cultura gótica, ainda que muitas vezes de forma deturpada, permanece como referência para diversos povos europeus.

05 - A vida de Isidro de Sevilha evidencia a forma como se deu a cristianização da Europa, agregando características culturais do Império Romano e dos povos germânicos que se miscigenaram com os romanos.

06 - O termo "gótico" surgiu no século XVI, de maneira pejorativa, foi uma maneira dos homens renascentistas da Idade Moderna negarem a cultura medieval que eles viam como marcada pelas "trevas", superstição e ignorância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grécia e Roma no VESTIBULAR (I)

GRÉCIA ANTIGA - Questões Abertas (I)

2º REINADO - QUESTÕES POLÍTICAS NO VESTIBULAR