GRÉCIA ANTIGA - QUESTÕES ABERTAS (II)
QUESTÃO 01 ( ENEM CULTURA POP – 2017)
TEXTO 01
As amazonas pertencem ao
domínio da transgressão. Essas guerreiras mitológicas simplesmente desprezavam
os valores femininos vigentes na Antiguidade. Por isso, os gregos as viam como
um desafio a qualquer “lei natural” ou social. Mais ainda, como um mal
encarnado e ambíguo, que causava repulsa e, ao mesmo tempo, seduzia os homens. De
fato, elas tinham em si uma centelha revolucionária, capaz de virar pelo avesso
todas as certezas da sociedade grega.
TEXTO 02
O homem livre
manda no escravo, o macho na fêmea e o pai na criança de maneira diferentes. E,
se bem que partes da alma estejam presentes em todos estes seres, aí estão
representadas de modos diversos: o escravo está totalmente privado da parte
deliberativa (de escolha e decisão); a fêmea possui, mas desprovida de
autoridade; quanto à criança ela também a possui, mas não desenvolvida.
Devemos, pois, supor necessariamente, que o mesmo acontece no que diz respeito
às virtudes morais: todos as têm, mas não da mesma maneira (...). Logo, é
evidente que uma virtude moral pertence a todos os seres de que falamos, mas é
também evidente que a moderação não é a mesma virtude no homem e na mulher, nem
tampouco a coragem e a justiça, como pensava Sócrates: em verdade, no homem a
coragem é uma virtude de comando e, na mulher, uma virtude de sujeição.
ARISTÓTELES,
Política.
Diana (Para os
gregos: Ártemis), a Mulher Maravilha, é uma amazona e deusa da
mitologia romana. EXPLIQUE por que na Antiguidade Clássica, frente aos
argumentos de Aristóteles, a personagem seria possuidora de uma “centelha
revolucionária”.
QUESTÃO 02 - ( ENEM CULTURA POP – 2017)
TEXTO I
Olhamos o
homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus
próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as
questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é
empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de
chegar a hora da ação.
TUCÍDIDES.
História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).
TEXTO II
Um cidadão integral pode
ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar
justiça e exercer funções
públicas.
ARISTÓTELES.
Política. Brasília: UnB, 1985.
DIFERENCIE a concepção de cidadania expressa
nos textos anteriores da atual ideia de cidadania que marca as práticas
políticas do mundo democrático.
QUESTÃO 03 - ( ENEM CULTURA POP – 2017)
TEXTO 02
A cidadania não resulta do
fato de alguém ter o domicílio em certo lugar, pois os estrangeiros residentes
e os escravos também são domiciliados nesse lugar e não são cidadãos. Nem são
cidadãos todos aqueles que participam de um mesmo sistema judiciário. Um
cidadão integral pode ser definido pelo direito de administrar justiça e
exercer funções públicas.
(Adaptado
de Aristóteles, Política. Brasília: Editora UnB, 1985, p. 77-78.)
RELACIONE as concepções de cidadania
presentes nos textos anteriores.
QUESTÃO 04- ( ENEM CULTURA POP – 2017)
TEXTO 01
"Política é coisa de
idiota!". Mas não pode ser! Essa sentença aparece em comentários
indignados, cada vez mais frequentes no Brasil, e, em nome da verdade
histórica, o que podemos constatar é que acabou se invertendo o conceito
original de idiota, pois a expressão idiótes,
em grego, significava aquele que só vive a vida privada, que recusa a política,
que diz não à política. ".
CORTELLA, Mario Sergio.
Política é coisa de idiota? Educar para crescer. Editora Abril.
09/09/2010.12:52 Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politicapublica/
politica-eleicoes-594962.shtml. Acesso em: 21 de outubro de 2016.
TEXTO 02
[...] Pois não há homem
valente no combate,
se não suportar a vista da
carnificina sangrenta
e não atacar, colocando-se
de perto. [...]
É um bem comum para a
cidade e todo o povo,
que um homem aguarde, de
pés fincados, na primeira fila,
encarniçado e todo
esquecido da fuga vergonhosa,
expondo a sua vida e ânimo
sofredor,
e, aproximando-se, inspire
confiança
com suas palavras ao que
lhe fica ao lado.
(Tradução
de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hélade:
Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)
Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)
A) Os textos anteriores remetem a duas cidades
distintas. Identifique a qual cidade-estado clássica cada um dos textos
anteriores se associa.
Cidade - Texto I:
Cidade - Texto
II:
B)
Cite qual o modelo político caraterístico da cidade relativa a cada um
dos textos.
Modelo Político - Texto I:
Modelo Político -
Texto II:
Os gregos antigos desvalorizavam a cultura dos não-gregos. A estética de Frank Miller é coerente com a antiga cultura grega? EXPLIQUE.
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