GRÉCIA ANTIGA - QUESTÕES ABERTAS (II)



QUESTÃO 01 ( ENEM CULTURA POP – 2017)

TEXTO 01
As amazonas pertencem ao domínio da transgressão. Essas guerreiras mitológicas simplesmente desprezavam os valores femininos vigentes na Antiguidade. Por isso, os gregos as viam como um desafio a qualquer “lei natural” ou social. Mais ainda, como um mal encarnado e ambíguo, que causava repulsa e, ao mesmo tempo, seduzia os homens. De fato, elas tinham em si uma centelha revolucionária, capaz de virar pelo avesso todas as certezas da sociedade grega.


TEXTO 02

O homem livre manda no escravo, o macho na fêmea e o pai na criança de maneira diferentes. E, se bem que partes da alma estejam presentes em todos estes seres, aí estão representadas de modos diversos: o escravo está totalmente privado da parte deliberativa (de escolha e decisão); a fêmea possui, mas desprovida de autoridade; quanto à criança ela também a possui, mas não desenvolvida. Devemos, pois, supor necessariamente, que o mesmo acontece no que diz respeito às virtudes morais: todos as têm, mas não da mesma maneira (...). Logo, é evidente que uma virtude moral pertence a todos os seres de que falamos, mas é também evidente que a moderação não é a mesma virtude no homem e na mulher, nem tampouco a coragem e a justiça, como pensava Sócrates: em verdade, no homem a coragem é uma virtude de comando e, na mulher, uma virtude de sujeição.
ARISTÓTELES, Política.


Diana (Para os gregos: Ártemis), a Mulher  Maravilha, é uma amazona e deusa da mitologia romana. EXPLIQUE por que na Antiguidade Clássica, frente aos argumentos de Aristóteles, a personagem seria possuidora de uma “centelha revolucionária”.


QUESTÃO 02 - ( ENEM CULTURA POP – 2017)
TEXTO I
Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).
TEXTO II
            Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de     administrar justiça e exercer funções públicas.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.


DIFERENCIE a concepção de cidadania expressa nos textos anteriores da atual ideia de cidadania que marca as práticas políticas do mundo democrático.



QUESTÃO 03 - ( ENEM CULTURA POP – 2017)
TEXTO 01

TEXTO 02
A cidadania não resulta do fato de alguém ter o domicílio em certo lugar, pois os estrangeiros residentes e os escravos também são domiciliados nesse lugar e não são cidadãos. Nem são cidadãos todos aqueles que participam de um mesmo sistema judiciário. Um cidadão integral pode ser definido pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas.
(Adaptado de Aristóteles, Política. Brasília: Editora UnB, 1985, p. 77-78.)


RELACIONE as concepções de cidadania presentes nos textos anteriores.

QUESTÃO 04- ( ENEM CULTURA POP – 2017)

TEXTO 01
"Política é coisa de idiota!". Mas não pode ser! Essa sentença aparece em comentários indignados, cada vez mais frequentes no Brasil, e, em nome da verdade histórica, o que podemos constatar é que acabou se invertendo o conceito original de idiota, pois a expressão idiótes, em grego, significava aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política. ".
CORTELLA, Mario Sergio. Política é coisa de idiota? Educar para crescer. Editora Abril. 09/09/2010.12:52 Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politicapublica/ politica-eleicoes-594962.shtml. Acesso em: 21 de outubro de 2016.

TEXTO 02

[...] Pois não há homem valente no combate,
se não suportar a vista da carnificina sangrenta
e não atacar, colocando-se de perto. [...]
É um bem comum para a cidade e todo o povo,
que um homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila,
encarniçado e todo esquecido da fuga vergonhosa,
expondo a sua vida e ânimo sofredor,
e, aproximando-se, inspire confiança
com suas palavras ao que lhe fica ao lado.
(Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. In: Hélade:
Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)

A)    Os textos anteriores remetem a duas cidades distintas. Identifique a qual cidade-estado clássica cada um dos textos anteriores se associa.


Cidade - Texto I

Cidade - Texto II

B)    Cite qual o modelo político caraterístico da cidade relativa a cada um dos textos.

Modelo Político - Texto I: 
Modelo Político - Texto II: 



QUESTÃO 05- ( ENEM CULTURA POP – 2019)


Os gregos antigos desvalorizavam a cultura dos não-gregos. A estética de Frank Miller é coerente com a antiga cultura grega? EXPLIQUE.


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