PANDEMIA, GUERRA E REVOLTA


A - COMO AS PANDEMIAS SE ESPALHAM?

ASSISTA AO VÍDEO DO TED ED PARA RESPONDER AS QUESTÕES 01 A 05.


QUESTÃO 01
EXPLIQUE como a sedentarização do Homo Sapiens determinou a transmissão de bactérias e vírus.


QUESTÃO 02
DESCREVA, por meio de exemplos, de que maneira cientistas/arqueólogos/historiadores pesquisam e analisam pandemias que ocorreram no passado.

QUESTÃO 03
EXPLIQUE por que o vírus de influenza é especialmente perigoso para a humanidade.

QUESTÃO 04
APRESENTE números que evidenciem os impactos desastrosos da chamada "gripe espanhola" de 1918.

QUESTÃO 05
EXPLIQUE qual aprendizado a História pôde transmitir a partir da experiência com a propagação  da SARS em 2003.

B - A GRIPE DE 1918

ASSISTA AOS VÍDEOS DO NERDOLOGIA E DA LILIA SCHWARCZ PARA RESPONDER AS QUESTÕES 06 A 11.





QUESTÃO 06
EXPLIQUE as duas principais hipóteses de origem/propagação da "gripe espanhola" apresentadas pelo NERDOLOGIA.

QUESTÃO 07
EXPLIQUE por que a gripe devastadora de 1918 ficou conhecida como "espanhola".

QUESTÃO 08
RELACIONE a propagação da influenza ("gripe espanhola") de 1918 com a 1ª Guerra Mundial.

QUESTÃO 09
RELACIONE a propagação da influenza de 1918 com a 2ª Revolução Industrial.

QUESTÃO 10
CITE 05 medidas determinadas pelo governo brasileiro em 1918 a partir das orientações do cientista Carlos Chagas.

QUESTÃO 11
APRESENTE a principal conclusão dos economistas que estudaram os efeitos da gripe de 1918 sobre 43 cidades dos EUA.

C - TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO

ASSISTA AO VÍDEO DO NERDOLOGIA PARA RESPONDER AS QUESTÕES 12 E 13.
QUESTÃO 12
EXPLIQUE como o Fórum Econômico Mundial se posiciona sobre as falsificações da INTERNET.

QUESTÃO 13
DESENVOLVA dois argumentos para explicar por que polarização política é danosa para o combate a pandemias.

D - PESTE BUBÔNICA (I)

ASSISTA AO VÍDEO DO TED ED PARA RESPONDER A QUESTÃO 14.




QUESTÃO 14
EXPLIQUE os fatores históricos que justificam o fato do surto da peste bubônica do século XIV ter sido mais mortífero do que qualquer outro.



E - PESTE BUBÔNICA (II)

ASSISTA AO VÍDEO DO NERDOLOGIA  PARA RESPONDER AS QUESTÕES 15 A 17.

Clique AQUI para assistir ao vídeo,

QUESTÃO 15
APRESENTE o argumento do historiador Mark Wheelis a respeito da propagação da peste entre Ásia e Europa.


QUESTÃO 16
CITE 03 grupos minoritários que foram perseguidos em razão de preconceitos que surgiram no contexto da peste bubônica.


QUESTÃO 17
APRESENTE dois argumentos históricos para descrever as consequências sociais e políticas da peste bubônica para a sociedade europeia no contexto posterior ao maior surto da doença.

E - REVOLTA DA VACINA 

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO  PARA RESPONDER AS QUESTÕES 18 A 21 .




QUESTÃO 18
DESCREVA um ponto em comum entre a iconografia medieval e a brasileira a respeito das epidemias dos século XIV e XX respectivamente.

QUESTÃO 19
RELACIONE as reformas urbana e sanitária que foram empreendidas no RJ no início do século XX com as insatisfações dos cariocas.

QUESTÃO 20
CITE qual evento foi o estopim para eclosão da chamada Revolta da Vacina.

QUESTÃO 21
EXPLIQUE por que políticas sanitárias se relacionam com a política e com o conceito de liberdade individual.

COVID 19 - A EXPERIÊNCIA DA ALEMANHA




QUESTÃO 22
EXPLIQUE por que a Alemanha consegue os melhores números no combate contra a pandemia da COVID 19.

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

I) Clique AQUI para saber mais sobre o papelo do Brasil na fundação da OMS.

II) Clique AQUI  para saber mais sobre as funções da OMS.

III) Clique AQUI para saber sobre a relação entre Direitos Humanos e OMS.

IV) Clique AQUI para se aprofundar a respeito da estrutura da OMS.

V) Clique AQUI para acessar o site da ONU/OMS.

15 MAIORES PANDEMIAS E EPIDEMIAS DA HISTÓRIA


Clique AQUI para aprender sobre as 15 maiores epidemias e pandemias da história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grécia e Roma no VESTIBULAR (I)

GRÉCIA ANTIGA - Questões Abertas (I)

2º REINADO - QUESTÕES POLÍTICAS NO VESTIBULAR