ANAKIN SKYWALKER E A REPÚBLICA





QUESTÃO 01
EXPLIQUE o significado político da fala do personagem Senador Palpatine: "O Senado sou eu". Em sua resposta, compare com a frase do Rei Luís XIV ("O Estado sou eu").

QUESTÃO 02
Na cena anterior, qual foi a escolha política do jovem Anakin Skywalker? Ele atuou em favor do Senado ou contra o Senado? A ação de Anakin foi favorável à liberdade ou à tirania? DESENVOLVA suas respostas das questões anteriores em um único texto.



Na cena anterior há uma disputa entre o Senador Palpatine e Mestre Yoda ("o carinha verde"). Parte da luta se dá no SENADO DA REPÚBLICA do universo Star Wars. A postura de Palpatine é respeitosa ou desrespeitosa em relação ao Senado? JUSTIFIQUE sua resposta com elementos da cena anterior.

O QUE FAZ UM SENADOR?



QUESTÃO 03
DESENVOLVA um parágrafo que responda a pergunta fundamental dos dois vídeos anteriores.

SENADO ROMANO

FONTE A

FONTE B
O Senado Romano era um conselho de anciões formado pelos chefes dos clãs que habitavam a cidade de Roma. Os clãs eram grupos de pessoas unidos por laços de parentesco, mas continham também escravos e clientes. Estes últimos eram homens livres que viviam da prestação de serviços a esses clãs, obtendo deles proteção, principalmente.

A pessoa mais velha desses clãs, o ancião, ou páter-famílias, era a pessoa que detinha a autoridade dentro dos clãs, controlando a propriedade familiar, incluindo os escravos. O ancião de cada clã era o escolhido para ser seu representante no Senado. A própria palavra Senado deriva da palavra latina senex, que tem o significado de “velho”, ou mesmo de sênior.

Mas qual era a função do Senado, esse Conselho de Anciões? Durante a Monarquia Romana (séculos VIII a VI a.C.), quando foi formado o Senado, sua função era a de debater os assuntos públicos que interessavam aos habitantes da cidade. Apesar do rei no período monárquico acumular as funções executiva, judicial e religiosa, era o Senado que impunha limites ao poder do rei, podendo vetar ou aprovar as leis apresentadas. O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma.

Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.

Mas seriam todos os habitantes de Roma considerados cidadãos?

Não. Apenas os patrícios, os membros das famílias ricas e os descendentes dos fundadores de Roma poderiam participar da Cúria. Ficavam fora da participação na Cúria, por não terem o título de cidadãos, os plebeus, os clientes e os escravos.

A Cúria escolhia ainda o rex sacrorum, o rei que iria governar os romanos. Porém, os últimos reis do período monárquico em Roma não eram romanos. Eles eram, em sua maioria, de origem etrusca, povos que habitavam originariamente uma região ao norte de Roma e que dominaram a cidade.

Descontentes com a dominação etrusca, os patrícios organizaram-se para derrubar o último rei etrusco, conhecido como Tarquínio, o Soberbo. Através de um golpe de Estado, os patrícios conseguiram tomar o poder, criando a República, a res publica, que significa “coisa pública” em latim.

QUESTÃO 04
COMPARE as funções do senado romano e da cúria com a do senado e câmara dos deputados da República Federativa do Brasil. Em que termos eles se aproximam? Em que termos eles se afastam? DESENVOLVA sua resposta por meio de um único parágrafo.

QUESTÃO 05

Os elementos da imagem do Senado Romano (FONTE A) se apresentam coerentes com os elementos do texto (FONTE B)? EXPLIQUE.

FONTE 01

FONTE 02


QUESTÃO 06
EXPLIQUE qual a relação entre o Brutus que se destaca na imagem (fonte 02) e o Brutus que se apresenta no vídeo  (fonte 01).

QUESTÃO 07
EXPLIQUE: em que termos a escolha de Anakin Skywalker (se necessário, retome a questão 01) foi diferente da escolha dos dois  Brutus (se necessário, retome a questão 06) da História de Roma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grécia e Roma no VESTIBULAR (I)

2º REINADO - QUESTÕES POLÍTICAS NO VESTIBULAR

GRÉCIA ANTIGA - Questões Abertas (I)