BRASIL REPÚBLICA: Movimentos Sociais e Era Vargas


ASSISTA AOS VÍDEOS E RESPONDA AS QUESTÕES.

PRESIDENTES DO BRASIL - GOVERNO VARGAS PARTE 01
QUESTÃO 01

Relacione a ascensão de Getúlio Vargas ao poder com as práticas e acordos políticos característicos da Primeira República.

PRESIDENTES DO BRASIL - GOVERNO VARGAS PARTE 02

QUESTÃO 02

Desenvolva dois argumentos que permitam sustentar que o Estado Novo foi uma ditadura.

NERDOLOGIA  - REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA


QUESTÃO 03
Desenvolva dois argumentos históricos que expliquem o conflito entre os governos paulista e federal em 1932.

A POLÍTICA EXTERNA NA ERA VARGAS

QUESTÃO 04

Explique como a 2ª Guerra Mundial determinou a política externa do governo Vargas.

GUERRA CIVIL




QUESTÃO 05

A partir do conceito de "GUERRA CIVIL" explique por que a chamada "Revolução Constitucionalista de 1932" não foi uma revolução.

CANUDOS

QUESTÃO 06

Desenvolva três argumentos históricos que expliquem a ocorrência do massacre de Canudos em 1897.

REVOLTA DA CHIBATA

QUESTÃO 07

Explique de que forma a Revolta da Chibata  contribui para o entendimento sobre as contradições da sociedade brasileira contemporânea.

CANGAÇO

QUESTÃO 08

Explique como e por que o cangaço foi uma expressão da miséria do povo nordestino.

1984 E GOVERNOS AUTORITÁRIOS 01

1984 E GOVERNOS AUTORITÁRIOS 02


QUESTÃO 09

A) Explique como o livro "1984" se relaciona com práticas políticas da 1ª metade do século XX.
B) Cite dois movimentos políticos dos anos 1930 no Brasil que tiveram inspiração totalitária. Explique os fundamentos desses dois movimentos.
C) O Governo Vargas, após 1937, teve inspiração no totalitarismo de direita. Explique por quê.

REVOLTA DA VACINA



QUESTÃO 10

Relacione os elementos da charge anterior com as políticas empreendidas por Pereira Passos e Oswaldo Cruz nos primeiros anos do século XX.

GABARITO:

01 - Getúlio Vargas chegou ao poder a partir das contradições dos acordos políticos da República Velha. O arranjo político-partidário que marcou as relações entre Minas Gerais e São Paulo em parte da Primeira República (1889/1930) foi quebrado pelo presidente Washington Luís em 1930. Esse presidente, ao indicar o paulista Júlio Prestes como candidato, quebrou as expectativas políticas das lideranças de Minas Gerais. Então, um acordo entre MG, PB e RS  (Aliança Liberal) lançou o gaúcho Getúlio Vargas para presidente, em seguida, a fatídica morte do candidato a vice, João Pessoa, determinou a sequência dos fatos que culminou no golpe de 1930.

02 - Vargas assumiu o poder de forma desrespeitosa com os preceitos da constituição de 1891. Getúlio indicou interventores para governarem entes da federação e articulou politicamente para permanecer no poder por 15 anos ininterruptos (1930-1945), evidenciando, assim, o aspecto ditatorial de seu governo.

03 - O estado de São Paulo havia vencido a eleição presidencial de 1930 por meio de Júlio Prestes. Contudo, o vencedor não assumiu a presidência devido ao golpe de 1930. Vargas, após assumir, prometera que seu governo seria provisório e que iria comandar a redação de uma nova carta constitucional, entretanto, seu governo provisório se estendeu por muito tempo, levando SP a exigir, com veemência e rigor, uma nova Constituição. O desejo por um regime constitucional e a insatisfação com o sistema de interventorias adotado por Vargas contribuíram, pois, para o conflito de 1932,.

04 - A 2ª GM colocou o governo Vargas em um dilema diplomático: Alemanha e EUA barganharam o apoio estratégico do Brasil no conflito mundial. Vargas, então, adotou uma postura pendular, ora sentando à mesa com os alemães, ora com os norte-americanos. Nos anos de 1941/1942, finalmente, Vargas fez a opção pelos EUA, inclusive enviando expedicionários para lutarem em solo europeu.

05 - Em 1932 forças internas do Brasil entraram em disputa militar: a força pública de SP enfrentou o exército do governo federal.  Não foi uma revolução, pois não houve reestruturação da político-social do país e nenhuma força exterior ao poder assumiu o controle do país, afinal, SP foi derrotado pelas tropas da União.

06- Três fatores foram determinantes para o Movimento de Canudos, a saber: 
I - o incômodo provocado pela liderança religiosa de Conselheiro;
II  - a ocupação da região do Belo Monte;
III -  as pregações antirrepublicanas e monárquicas de Conselheiro.

As lideranças do clero católico não admitiram que um pregador religioso leigo (Conselheiro) se fizesse líder de uma comunidade de 20.000 habitantes. Grandes proprietários se preocuparam com a constituição de uma comunidade que seguia as determinações de Conselheiro e não dos coronéis políticos. E, finalmente, Antônio Conselheiro fazia pregações políticas contra a República ("regime do diabo") e saudosas à monarquia.

07 - A sociedade brasileira amarga os efeitos de estrutura racial desigual e injusta. Essa estrutura remonta ao passado colonial e seus mais de 350 anos de prática escravista. O fim da escravidão, após determinação da lei áurea, no 13 de maio de 1888, não foi capaz de corrigir desigualdades históricas.  Em 1910, em plena república e 22 anos após a abolição, a Marinha ainda praticava castigos físicos contra seus homens de baixa patente. O uso da chibata contra marinheiros negros foi uma evidente expressão das chagas do escravismo que insistia e ainda insiste em perdurar na realidade brasileira.

08 -  O cangaço se manifestou em uma região especialmente pobre e carente de políticas públicas: o Sertão nordestino. Os cangaceiros foram a manifestação da ausência e/ou  incompetência estatal em oferecer segurança aos sertanejos. Assim, diante das carências do Sertão, homens e mulheres atuaram com violência e abuso no uso da força (muitas vezes com anuência do poder público) em uma realidade social miserável e desabrigada socialmente.

09 - 
A) 1984 é uma distopia política em que um governo totalitário governa com pleno controle sobre os governados. A violência opressora do Grande Irmão, na obra ficcional, é considerada uma metáfora de governos totalitários que oprimiram o mundo como o stalinismo soviético e o nazismo alemão.

B) ANL - ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA: movimento político extremista, de inspiração comunista, que teve força expressiva na realidade brasileira dos anos 1930. 

AIB - AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA: movimento de extrema direita que teve milhares de adeptos nos anos 1930. Apresentava inspiração fascista, era nacionalista e seus membros se identificavam por uniformes verdes e saudavam uns aos outros à maneira dos nazistas.

C) Getúlio Vargas deu o golpe do Estado Novo fazendo uso do discurso do medo: explorou o sentimento anticomunista que marcava a sociedade brasileira para justificar a concentração de poderes em sua pessoa e impor uma nova carta constitucional em 1937. Getúlio realizou política antissemita, autoritária e contrária às liberdades individuais, tendo se inspirado na legislação italiana fascista para desconstituir a proteção legal aos indivíduos opositores a seu governo.

10 - Na charge se destaca a figura de Oswaldo Cruz realizando a higienização da sociedade brasileira. O médico sanitarista foi responsável por comandar medidas que pudessem melhorar as condições de vida no Rio de Janeiro, atacando os vetores causadores de doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola. Oswaldo Cruz, contudo, atuou sem qualquer sensibilidade social, a exemplo do que fizera o engenheiro civil e prefeito Pereira Passos na reforma urbana. Juntas, as ações do prefeito e do médico levaram a população do Rio de Janeiro às ruas em 1904 que  demonstrou não admitir o abuso desmedido das ações do Estado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grécia e Roma no VESTIBULAR (I)

GRÉCIA ANTIGA - Questões Abertas (I)

2º REINADO - QUESTÕES POLÍTICAS NO VESTIBULAR