Grécia e Roma - REVISÃO ABERTAS

QUESTÃO 01




(UNICAMP-2001) 
Acerca do fascínio exercido pelos espetáculos de sangue na arena, muitos romanos afirmavam que eles inspiravam um nobre desprezo pela morte. Mas é possível interpretar esses espetáculos como um ritual que reafirmava o poder e a autoridade do Estado romano. Os gladiadores, por exemplo, eram indivíduos sem direitos, marginalizados ou condenados por subversão da ordem pública. Ao executá-los em público, o povo romano reunido celebrava a sua superioridade e o seu direito de dominar.

(Adaptado de J. A. Shelton, As the Romans Did, Oxford, 1998, p. 350.)

a) EXPLIQUE e que maneira esse texto interpreta a popularidade dos espetáculos de sangue na Roma antiga.
b) EXPLIQUE Por que, segundo o texto, o sacrifício de um gladiador perante o público reforçava as relações de dominação na sociedade romana.


QUESTÃO 02

(...) a ciência do amo consiste no emprego que ele faz dos seus escravos; ele é senhor, não tanto porque possui escravos, mas porque deles se serve. Esta ciência do amo nada tem, aliás, de muito grande ou elevada; ela se reduz a saber mandar o que o escravo deve saber fazer. Também todos a que ela podem se furtar deixam os seus cuidados a um mordomo, e vão-se entregar à Política ou à Filosofia.
(Aristóteles, Política II.) 

EXPLIQUE, de acordo com o texto, qual a relação que existe entre escravidão e Política na cidade grega.


QUESTÃO 03

Nada é mais presente na vida cotidiana da coletividade do que a oratória, que partilha com o teatro a característica de ser a manifestação cultural mais popular e mais praticada na Atenas clássica. A civilização da Atenas clássica é uma civilização do debate. As reações dos atenienses na Assembléia eram influenciadas por sua experiência como público do teatro e vice-versa. Trata-se de uma civilização substancialmente oral. O grego era educado para escutar. O caminho de Sócrates a Aristóteles ilustra perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade à civilização da escrita, que corresponde, no plano político e social, à passagem da cidade-estado ao ecumenismo helenístico.
(Adaptado de Agostino Masaracchia, “La prosa
greca del V e del IV secolo a.C.”. In: Giovanni
D’Anna (org.). Storia della letteratura greca. Roma:
Tascabile Economici Newton, 1995, p. 52-54.)
   ESTABELEÇA RELAÇÕES entre o modelo político vigente na Atenas clássica e a importância assumida pelo teatro e pela oratória nesse período.

QUESTÃO 04 - (ENEM CULTURA POP - 2019)

FONTE 01

FONTE 02


FONTE 03


Analise o conceito de república a partir das charges de Angeli.

QUESTÃO 05 - (ENEM CULTURA POP - 2019)



FONTE 01
“O casamento é tido como um dever, dentre outros. Não é o “fundamento de um lar”, o eixo de uma vida, e sim uma das numerosas decisões dinásticas que um senhor deverá tomar: entrar na carreira pública ou permanecer na vida privada a fim de aumentar o patrimônio dinástico, tornar-se militar ou orador etc. A esposa será menos a companheira desse senhor que o objetivo de uma de suas opções. Tanto será um objeto que dois senhores poderão repassá-la amigavelmente: Catão de Útica, modelo de todas as virtudes, emprestou a esposa a um amigo e, mais tarde, casou-se novamente com ela, abiscoitando de passagem uma herança imensa; um certo Nero “prometeu” (era o termo consagrado) sua esposa Lívia ao futuro imperador Augusto”.
VEYNE, P. História da Vida Privada 1: do Império Romano ao ano mil.

 São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 48-49. 

FONTE 02

Por que as pessoas se casavam na Roma Antiga? Para esposar um dote, um dos meios honrosos de enriquecer, e para ter, em justas bodas, rebentos que, sendo legítimos, perpetuassem o corpo cívico, o núcleo dos cidadãos. Os políticos não falavam exatamente em natalismo, futura mão de obra, mas em sustento do núcleo de cidadãos que fazia a cidade perdurar exercendo a “função de cidadão” ou devendo exercê-la.

(Adaptado de P. Ariès e G. Duby, História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. v. 1, p. 47.)


EXPLIQUE Por que o casamento tinha uma conotação política entre os cidadãos, na Roma Antiga.

QUESTÃO 06 





(UNICAMP) 
O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano.
a) EXPLIQUE como se deu a conquista do mar Mediterrâneo pelos romanos.
b) EXPLIQUE a importância dessa conquista para a formação do Império Romano.



QUESTÃO 07
(Fuvest-1997) 

Quem foram os cartagineses e qual sua importância na trajetória histórica romana? EXPLIQUE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÉCIA ANTIGA NO VESTIBULAR (I)