Pensadores políticos: QUESTÕES POP.

QUESTÃO 01 (ENEM CULTURA POP 2017)

A primeira publicação de Batman ocorreu em maio de 1939. Já o Coringa, surgiu em uma publicação de 1940 (Bob Kane se inspirou em um filme de 1928, “O homem que ri”). O primeiro carrega traumas da infância e apresenta-se em constante conflito interno sobre as relações entre o bem e o mal. O segundo, por seu turno, não encontra limites morais aos seus atos e, por isso, age com violência desmedida, sem preocupar-se com as consequências éticas de seus feitos, afinal, não distingue o bem do mal.

Acesso em 13 de Março de 2017


Assinale o único fragmento de texto que apresenta um conflito vivido pelo Homem-Morcego em muitas de suas ações.
A)    “Aquilo não era uma campanha, era uma charqueada. Não era a ação severa das leis, era a vingança. Dente por dente. Naqueles ares pairava, ainda, a poeira de Moreira César, queimado; devia-se queimar. Adiante, o arcabouço decapitado de Tamarindo; devia-se degolar. A repressão tinha dois polos – o incêndio e a faca. Ademais, não havia temer-se o juízo tremendo do futuro. A História não iria até ali.” (Euclides da Cunha, Os Sertões.)

B)    “A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos): ARBEIT MACHT FREI – o trabalho liberta. Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não bebemos nada.” (Primo Levi – sobrevivente de Auschwitz)

C)    “Vale mais ser amado ou temido? O ideal é ser as duas coisas, mas como é difícil reunir as duas coisas, é muito mais seguro - quando uma delas tiver que faltar - ser temido do que amado. Porque, dos homens em geral, se pode dizer o seguinte: que são ingratos, volúveis, fingidos e dissimulados, fugidios ao perigo, ávidos do ganho. (...) No entanto, o príncipe deve fazer-se temer, de modo que, senão conseguir obter a estima, também não concite o ódio.” (Nicolau Maquiavel – O Príncipe).

D)    "Há alguns anos, em um relato sobre o julgamento de Eichmann em Jerusalém, mencionei a 'banalidade do mal '. Por mais monstruosos que fossem os atos, o agente não era nem monstruoso nem demoníaco; a única característica específica que se podia detectar em seu passado, bem como em seu comportamento durante o julgamento e o inquérito policial que o precedeu, afigurava -se como algo totalmente negativo: não se tratava de estupidez, mas de uma curiosa e bastante autêntica incapacidade de pensar." (Hannah Arendt – Eichmann em Jerusalém)


E)    "O povo admira a habilidade do carrasco que, ao levantar o braço para aplicar o golpe, arranha de leve a pele, deixando-a em carne viva depois da terceira chicotada. Conserva ele o braço levantado durante alguns segundos entre cada golpe, tanto para contá-los em voz alta como para economizar forças até o final da execução. O chicote, que ele mesmo fabrica, tem 7ou 8 tiras de couro bastante grossas e retorcidas.” (Debret – Descrição de um Pelourinho)

QUESTÃO 02 (ENEM CULTURA POP 2016)


LEGENDA: “Caçar ou ser caçado.”
A série The Walking Dead se inicia com o xerife Rick Grimes sendo ferido após travar um tiroteio com criminosos armados. Ele entra em coma e desperta semanas depois, em um hospital abandonado e danificado. Ao sair do hospital, Rick descobre-se em um mundo pós-apocalíptico (onde não há mais o regime da lei) e dominado por mortos-vivos ("zumbis" ou "caminhantes", como são referidos muitas vezes na série).

A série remete ao pensamento hobbesiano por evidenciar que
A)    os homens são bons por natureza, mas a sociedade instiga a disputa e a competição entre eles.
B)    as sociedades dependem de pactos internos de funcionamento que diferenciem os homens bons dos maus.
C)    os castigos permitem que as pessoas aprendam valores religiosos, necessários para sua convivência.
D)    as guerras são consequências dos interesses dos Estados, preocupados em expandir seus domínios territoriais.
E)    os Estados controlam os homens, mas em sua ausência prevalece uma condição de “guerra de todos contra todos”.

QUESTÃO 03 (ENEM CULTURA POP 2017)


princípio da incerteza consiste num enunciado da mecânica quântica, formulado inicialmente em 1927 por Werner Heisenberg, impondo restrições à precisão com que se podem efetuar medidas simultâneas de uma classe de pares de observáveis em nível subatômico.


A série da TV norte americana Breaking Bad tinha como protagonista um personagem que alternava suas ações ora como um “pai de família” de nome Walter White, ora como um traficante de anfetamina de codinome “Heisenberg”. Ao longo da série era impossível ao espectador definir o comportamento do personagem como um homem comum ou um fora da lei. O personagem apresentava a marca da “incerteza” em sua caracterização e no enfrentamento contra as adversidades.

Entre as citações de Nicolau Maquiavel, assinale a única que apresenta a mesma incerteza caraterística do personagem e da mecânica quântica.

A) “Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha.”

B) “As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados.”

C) “Os homens devem ser adulados ou destruídos, pois podem vingar-se das ofensas leves, não das graves; de modo que a ofensa que se faz ao homem deve ser de tal ordem que não se tema a vingança.”

D) “O desejo de conquistar é realmente muito natural e comum; e, sempre que os homens conseguem satisfazê-lo, são louvados, nunca censurados; mas, quando não conseguem e querem satisfazê-lo de qualquer modo, é que estão em erro, e são merecedores de censura.”

E) “Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos.”

QUESTÃO 04 (ENEM CULTURA POP 2017)

A imagem abaixo se refere aos recentes conflitos que ocorreram em virtude da greve de policiais do estado do Espírito Santo.





Assinale a opção que apresenta uma solução hobbesiana para o tema da charge.

A) “O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo, constituindo uma soberania que a todos pertence.”

B) “Com isto se torna manifesto que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de os manter a todos em respeito, eles se encontram naquela condição que se chama guerra; e uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens. [...] E os pactos sem a espada não passam de palavras, sem força para dar segurança a ninguém. Portanto, apesar das leis da natureza (que cada um respeita quando tem vontade de respeitá-las e quando pode fazê-lo com segurança), se não for instituído um poder suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e poderá legitimamente confiar apenas em sua própria força e capacidade, como proteção contra todos”.

C) “Para bem compreender o poder político e derivá-lo de sua origem, devemos considerar em que estado todos os homens se acham naturalmente, sendo este um estado de perfeita liberdade para ordenar-lhes as ações e regular-lhes as posses e as pessoas conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei de natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem.”

D) “A natureza fixou bem a medida da propriedade pela extensão do trabalho do homem e conveniências da vida. Nenhum trabalho do homem podia tudo dominar ou de tudo apropriar-se. [...] Assim o trabalho, no começo (das sociedades humanas), proporcionou o direito à propriedade sempre que qualquer pessoa achou conveniente empregá-lo sobre o que era comum.”

E) “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela justiça dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava. É só então que, tomando a voz do dever o lugar do impulso físico, e o direito o lugar do apetite, o homem, até aí levando em consideração apenas sua pessoa, vê-se forçado a agir baseado em outros princípios submetidos à vontade geral e a consultar e ouvir a razão antes de ouvir suas inclinações.”

QUESTÃO 05 (ENEM CULTURA POP)
A imagem remonta ao sistema de governo adotado por D. Pedro II a partir de 1847.




O poder do Imperador, tal como retratado na charge, contraria especialmente as ideias de

      A)      Barão de Montesquieu  
      B)      Jaqcues Bossuet
      C)      Nicolau Maquiavel
      D)      Thomas Hobbes
      E)       Voltaire


GABARITO 
01 - C
02 - E
03 - E
04 - B
05 - A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÉCIA ANTIGA NO VESTIBULAR (I)