2º REINADO - REVISÃO
APÓS ASSISTIR AO VÍDEO, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.
RELACIONE a Lei Eusébio de Queirós e a Guerra do Paraguai com o movimento abolicionista.
QUESTÃO 02
O canal Nerdologia garante protagonismo aos negros no tocante ao abolicionismo? JUSTIFIQUE.
QUESTÃO 03
Segundo o vídeo, há uma relação entre o presente da sociedade norte-americana e seu passado escravista. EXPLIQUE como o vídeo sustenta este argumento.
APÓS ASSISTIR AO VÍDEO, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.
QUESTÃO 01
EXPLIQUE a relevância de se nomear o 15 de Novembro de 1889 como "proclamação" e não como "golpe".
QUESTÃO 02
QUESTÃO 03
O vídeo permite afirmar que o Império adotava uma organização política secular (laica)? JUSTIFIQUE com exemplo do vídeo.
QUESTÃO 04
EXPLIQUE por que Deodoro da Fonseca foi o personagem histórico escolhido para representar a imagem de "proclamador da República".
QUESTÕES DE RELAÇÃO - ENEM CULTURA POP
QUESTÃO A
FONTE 01 - "O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..."
(Thomaz Nelson - 1846)
FONTE 02 - Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que abolia o tráfico negreiro em nosso país.
EXPLIQUE (a partir das fontes) como a Lei Eusébio de Queirós afetou as relações sociais e econômicas do 2º Reinado.
QUESTÃO B
FONTE 01
"Quando o país se resolver a quebrar os ferros e gritar liberdade! Que sarilho! O imperador perde sua coroa e os negros e índios derrubam sua carruagem no precipício."
FONTE 02
FONTE 03
EXPLIQUE, a partir da fontes, o contexto político que contribuiu para a queda de D.Pedro II em 1889.
QUESTÃO C
FONTE 01
FONTE 02
EXPLIQUE como as fontes anteriores expressam visões políticas divergentes sobre a pessoa de D. Pedro II.
QUESTÃO D
FONTE 01
Em sua obra "O Abolicionismo", Joaquim Nabuco afirma: "Para nós a raça negra é um elemento de considerável importância nacional, estreitamente ligada por infinitas relações orgânicas à nossa constituição, parte integrante do povo brazileiro. Por outro lado, a emancipação não significa tão somente o termo da injustiça de que o escravo é martyr, mas também a eliminação simultânea dos dois typos contrários, e no fundo os mesmos: o escravo e o senhor."
(NABUCO, Joaquim. "O Abolicionismo." Edição fac-similar. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massangana. 1988. p. 20)
FONTE 02
"O nosso caráter, o nosso temperamento, a nossa organização toda, física, intelectual e moral, acha-se terrivelmente afetada pelas influências com que a escravidão passou trezentos anos a permear a sociedade brasileira. A empresa de anular essas tendências é superior, por certo, aos esforços de uma só geração, mas, enquanto essa obra não estiver concluída, o abolicionismo terá sempre razão de ser."
Joaquim Nabuco. "O Abolicionismo". 1883.
EXPLIQUE o sentido crítico da charge a partir das ideias de Joaquim Nabuco (fontes 01 e 02) destacadas em negrito.
QUESTÃO E
FONTE 01
FONTE 02
EXPLIQUE como os hábitos que se apresentam nos quadrinhos (fonte 02) determinam os números apresentados no vídeo (fonte 01) .







Comentários
Postar um comentário